» balnear.com.br: Página inicial » PodoKlin: Fotos | Saiba mais | Mapa | Contato

Podologia PodoKlin - Podóloga Elis Feuzer e Podóloga Tatiane Polhmann

Podóloga Tatiane Polhmann
  PodoKlin Clínica de Podologia - Podólogas Elis e Tatiane - Podologia e saúde dos pés
     A PODOKLIN é uma Clínica de Podologia especializada na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças dos pés.


     A podologia é a ciência da área da saúde que estuda, previne, diagnostica e trata as alterações superficiais do pé e suas repercussões no corpo humano, incluindo os problemas dos pés associados a outras alterações sistêmicas.
 
     A Podoklin tem a missão de praticar a podologia dentro da ética profissional garantindo que o paciente tenha suas necessidades respeitadas e que o podólogo irá realizar apenas atividades que competem a sua profissão, fazendo, quando necessário, o encaminhamento para outros profissionais da área da saúde.


     Com a preocupação de oferecer um ambiente límpido, seguro e confortável, a clínica dispõe de dois gabinetes podológicos preparados para prestar um atendimento qualificado, para isso trabalhamos com alto índice de biossegurança, esterilização dos instrumentais em autoclave, desinfecção de ambientes e materiais descartáveis.


      A Podoklin possui todos os aparelhos (Alta frequência, LED e LASER) e instrumentais que são necessários para um ótimo resultado no tratamento das doenças relacionadas com os pés.


      Podóloga Tatiane Polhmann – Habilitação e Capacitação em Podologia pelo SENAC de Porto Alegre em 2005 e Técnica em Podologia pelo Instituto Filadélfia de Itajaí em 2008.
  Tratamentos para os pés  
  » Unha encravada e infeccionada

» Auxílio no tratamento de Micoses de unha

» Verruga Plantar (olho de peixe)

» Fissuras e rachaduras nos pés

» Podogeriatria (atendimento ao idoso)

» Podopediatria (atendimento de crianças)

» Pé diabético (portadores de diabetes I e II)

» Calos e calosidades

» Aplicação de órteses (aparelhos) para correção de unha
 
 
Micose nas Unhas
A cura é possível através de Paciência e Determinação!
 
 
     Também chamada de onicomicose, essa patologia (doença) que se instala nas lâminas ungueais (unhas) é causada por fungos dermatófitos, ou seja, fungos que se alimentam da queratina presente na pele e, no nosso caso, na lâmina. Os fungos sobrevivem e se reproduzem em locais úmidos, quentes e com pouca claridade. Podemos adquiri-los de várias maneiras, principalmente se estivermos com nossa resistência baixa. Eles estão presentes em locais de uso público, como piscinas e saunas, nos calçados, meias, toalhas e roupas íntimas de quem as possui ou em materiais de uso comum (sem esterilização adequada ou não descartáveis).

     Como podemos constatar se temos micose nas lâminas/pele ou não? Cabe ao Dermatologista encaminhar seu paciente ao Micologista, que poderá fazer um exame detalhado chamado “cultura de fungos” para classificar o(s) tipo(s) de fungo(s) que acomete(m) a lâmina ou a pele.

     Convém lembrar de que existem 250 mil tipos de fungos em nosso planeta e que em uma lâmina podem conviver dois ou mais tipos, harmonicamente.

     Podemos perceber claramente que existe um limite de atuação que deve ser respeitado e que para se obter um bom resultado quanto à cura da micose, é necessário que haja um tratamento multidisciplinar, ou seja, o cliente em conjunto com os profissionais: Podólogo e Dermatologista

     Como podemos nos prevenir da micose?
     Com atitudes simples, mas de grande valia como: tomar banhos diários, não utilizar toalhas, meias ou calçados de outras pessoas, enxugar bem entre os dedos, evitar meias de nylon e calçados de plástico ou sintéticos. Se for obrigado(a) a sempre usar calçados fechados, não esmalte as lâminas e tome sol nos pés em horário saudável.


     Que atitudes tomar caso a micose for constatada?
     O Dermatologista receitará ao paciente medicamentos por via oral e/ou tópica, de acordo com o resultado do exame feito pelo Micologista. É de suma importância que o cliente tome algumas medidas como, por exemplo: ter uma toalha separada para a região dos pés, enxugar bem entre os dedos e secar a região com secador em temperatura branda, não usar o mesmo calçado dias seguidos, escaldar as meias e calçados com produtos antifúngicos ou colocar meias e calçados no sol (por duas horas) diariamente, abolir meias de nylon e calçados de material plástico ou sintético, não esmaltar as lâminas, não colocar próteses ungueais (unhas postiças ou de resina acrílica) e consultar um Podólogo para a higienização e limpeza do local afetado de maneira segura e consciente.

     IMPORTANTE: O tratamento da micose deve ser feito com assiduidade e constância, pois é um tratamento demorado. Se for interrompido, o fungo se tornará resistente ao antifúngico, retardando, assim, a cura da patologia.
 
PODOGERIATRIA
Envelhecer não significa ficar imobilizado e vítima das dores da idade
       Os pés sofrem alterações no decorrer da vida. Eles são nosso alicerce, a base da nossa locomoção, apoio e sustentação. E quando é chegada a hora do nosso merecido descanso, depois de tantos anos de trabalho, olhamos para os nossos pés e eles estão cheios de marcas de um caminho longo que se chama VIDA.
     Com o passar do tempo sua biomecânica alterará
e outras doenças se manifestarão refletindo em
problemas com a locomoção. As doenças mais
comuns são: diabetes, osteoporose, artrite,
 
  arteriosclerose, etc. devido a estes males e outros tantos não mencionados, os pés sofrem de:
flebites, varizes, câimbras, hipotermia, reumatismo, ulcerações, e pela dificuldade de
higienização correta são afetados também por fungos que atacam as unhas e a pele,
principalmente entre os dedos, dando abertura para a entrada de bactérias ocorrendo como
exemplo a erisipela.

     Os idosos também sofrem muito com os calos e as calosidades, devido ao desgaste e absorção do tecido adiposo (gordura) na planta dos pés, que tornam os ossos mais projetados e desprovidos do amortecimento com o solo.

     Para minimizar este sofrimento, são recomendadas visitas periódicas a podóloga. Esta fará uma profilaxia e orientação quanto ao uso correto de calçados e meias, hidratação, cuidados relacionados a higiene, corte correto das unhas evitando assim a unha encravada, retirada dos calos e das calosidades entre outros procedimentos necessários.

     Vale a pena lembrar que a podóloga trabalha sempre com uma equipe multidisciplinar, incluindo se for o caso o médico, nutricionista, fisioterapeuta e também a colaboração dos idosos e seus familiares, para que o tratamento proposto seja executado na sua totalidade.

     Envelhecer não significa ficar imobilizado e vítima das dores da idade. Reagir e integrar-se ao convívio social é fundamental para uma melhor qualidade de VIDA.
 
UNHA ENCRAVADA 
 
     Milhares de pessoas sofrem com unha encravada (onicocriptose) são homens, mulheres, jovens e crianças e até os bebes. Quando chegam à clínica reclamando de “uma forte dor no dedo”, dizendo ser unha encravada é preciso primeiro uma avaliação porque na verdade muitos confundem e até mesmo desconhecem qual é a diferença entre uma unha encravada e uma onicofose (calo entre a unha e a pele). A diferença principal entre elas é que na unha encravada sempre haverá presença de espícula (pedaço de unha) e simplesmente com um toque na polpa digital do dedo dolorido e uma boa inspeção o podólogo perceberá se realmente é onicocriptose ou onicofose.

     A onicocriptose “unha encravada” é uma das mais freqüentes queixas dos pacientes nos consultórios podológicos. Causando dor e grande desconforto para deambulação ou até mesmo para calçar sapatos. A causa principal é o corte inadequado das unhas, seguido de uso de calçados inadequados, (numeração pequenas ou sapato de bico fino), traumas nas lâminas entre outras. As infecções podem ser graves prejudicando a saúde e também sua vida social. O tratamento através da podologia está em identificar a causa, orientar o paciente quanto ao corte correto da lâmina, remover a espícula para aliviar a dor, e fazer curativos até a cicatrização. Sendo que após a cicatrização inicia-se a correção do crescimento da lâmina. Para cada tipo de lâmina, um tipo de correção que pode ser feito através da colocação de órteses (aparelhos para correção da unha). A órtese se faz através de vários dispositivos, sendo que cada tipo de lâmina é necessário um tipo de órtese que fará a tração necessária para a correção desta.

     No caso de onicofose, as idas ao podólogo se tornam mais frequentes, pois o atrito da unha é contínuo por causa da nossa caminhada, do uso de calçados inadequados e de exercícios físico os calos se formam mais rápido. Em alguns casos pode-se obter uma melhora através da colocação de órteses.
 
CALOS E CALOSIDADES
       Os calos e calosidades são formados por pressão ou atrito.
     A epiderme, ao ser agredida, tem uma reação de engrossamento (hiperqueratose), como defesa das camadas mais profundas.
 
  Qual a diferença de Calo e Calosidade?
Calo é um ponto localizado da pele com hiperqueratose, já a calosidade é uma área maior da pele caracterizada por hiperqueratose.

Como se adquire os calos?
Calçados inadequados: O uso de calçados, apertados, bico fino, curto, estreito, salto alto, deformado, você irá ter maior chance de ter calos ou calosidades.

Aumento do peso corporal: Se você está acima do peso, vai ter que procurar manter um peso adequado, pois quanto mais pesada à pessoa está, maior será a pressão sobre a pele, causando vários distúrbios como por exemplo a mudança no andar.

Formato do pé: muitas pessoas pisam de maneira errada por cauda do seu formato pé cavo, plano (pé chato), pronado e supinado.
 
 
Atendemos:
De terça a sexta:
          das 9:00h às 12:00h
          das 14:00h às 19:00h
Sábado: somente com hora marcada
 
Podologia e saúde dos pés
 
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Rua Jordânia, nº 300
- em frente Padaria Irmãos Tillmann -
(Próximo Av. Martin Luther)
Bairro das Nações
Balneário Camboriú - SC
Fone Fixo: (47) 
3367-0814
PARA MAIORES INFORMAÇÕES - ENTRE EM CONTATO
< CLIQUE AQUI >

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Veja mais fotos...
14280